PROJECTOS

INTEGRADOS

As condições actuais dos estabelecimentos prisionais angolanos são precárias e, em alguns casos, moradas para abusos e violação dos Direitos Humanos. As autoridades prisionais encontram-se também totalmente desvinculadas de políticas de reinserção social, influenciando indicadores como o do desemprego e reincidência criminal.

O UFOLO está a estabelecer acordos com as autoridades prisionais competentes de forma a que se constituam as sinergias necessárias para o desenvolvimento de actividades que:

N

Promovam a melhoria das condições nos estabelecimentos prisionais angolanos

N

Levem ao desenvolvimento de hipóteses de reabilitação e reintegração social dos reclusos

N

Possibilitem a criação de mecanismos de superação das carências existentes a nível da reclusão e pós-reclusão

Assume especial relevância a colaboração mútua na implementação de Salas de Leitura nos estabelecimentos prisionais e a realização de espectáculos pelos artistas ligados ao UFOLO. Apesar de os artistas facilitarem estes espectáculos de forma gratuita, o acesso aos mesmos pelo público generalizado implica a entrega de livros, que serão doados à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) para integrar as Salas de Leitura ou Biblioteca dos estabelecimentos prisionais.

Estão ainda programadas conferências pedagogicamente adequadas e dentro de os estabelecimentos prisionais, por parte dos colaboradores do UFOLO, com o objectivo de fomentar a participação cívica e lúdica dos reclusos e demonstrar as possibilidades de reinserção na vida pós-reclusão.

Finalmente, o UFOLO pretende negociar ainda com todas as editoras que publiquem livros em Angola, solicitando a doações de cinco exemplares de cada novo livro lançado.

DIREITOS HUMANOS

JUSTIÇA

JUVENTUDE

CULTURA

INTEGRADOS

Share This