Entre 26 de Abril e 7 de Maio, mais de cem professores primários do Malanje participam no seminário de formação organizado pela Fundação Ulwazi e o Centro de Estudos Ufolo, no âmbito do projecto “Unidos pela Educação”.
A iniciativa resulta da assinatura de um protocolo tripartido entre o Ministério da Educação, o Centro de Estudos Ufolo para a Boa Governação e a Fundação Ulwazi. O objectivo maior deste protocolo é, por via de uma projecto conjunto, melhorar a qualidade do ensino primário em Angola, capacitando os professores para que possam gerar aprendizagens de qualidade, centradas no aluno e com eficácia de resultados.
Para além de Malanje, os seminários de capacitação de professores abrangerão as províncias do Kwanza-Norte, da Lunda-Norte e da Lunda- Sul.
Para o projecto-piloto, o protocolo seleccionou duas escolas em cada uma das quatro províncias que beneficiarão da intervenção. De acordo com o presidente da Fundação Ulwazi, José Garrido, “os professores e gestores dessas escolas serão acompanhados regularmente, assim como serão empreendidas várias acções de integração das escolas nas comunidades, e vice-versa”.
Os gestores das escolas intervencionadas também serão capacitados para exercerem uma administração eficiente, incluindo dos recursos humanos e de manutenção das infra-estruturas essenciais para o bom funcionamento das escolas.
“Espera-se com este projecto contribuir para a melhoria do sistema de ensino primário, de forma a garantir a aprendizagem dos alunos e a satisfação das necessidades do país”, adianta José Garrido.
A Ulwazi é uma fundação angolana que tem como propósito contribuir para a construção da sociedade do conhecimento, um pilar essencial para o desenvolvimento social e económico sustentável do País.
Para mais informações:
- www.ulwazi.org
- info@ulwazi.org