Paulo Malungo e Pedro Kilai vencem concurso “O que é Ser Angolano”

nov 10, 2020 | Concursos, Notas da Imprensa

O Centro de Estudos UFOLO para a Boa Governação lançou, no passado mês de Julho, o concurso de Ensaio e de Audiovisual “O que é ser angolano”, com vista a reforçar os vínculos de pertença à identidade e cultura angolanas, em diálogo intercultural com o mundo, bem como estimular a criatividade intelectual e artística dos angolanos.

O Júri do concurso respeitou os seguintes critérios de avaliação: 1. contribuição para a criação de uma identidade que promova a diversidade cultural, a harmonia e a auto-inclusão nacionais; 2. inovação e criatividade; 3. qualidade literária/audiovisual.

No dia 22 de Outubro, reuniu-se, no escritório do Centro de Estudos UFOLO para a Boa Governação, o Júri, composto por Domingas Henriques Monteiro (Presidente), Manuel Muanza (Vogal), José Luís Mendonça (Vogal) e Paulo Faria (vogal). Depois de analisados os 82 ensaios literários e os sete vídeos concorrentes, o júri decidiu premiar os seguintes trabalhos:

O ensaio literário de Paulo Malungo da Silva Júnior, de 19 anos de idade, estudante do 1.º ano do curso de Direito na Universidade Católica de Angola (UCAN).

O vídeo de Pedro Felismino Kilai, de 23 anos, estudante do 3.º ano do curso de Cinema e Televisão no IMETRO – Instituto Superior Politécnico de Angola.

Nas obras vencedoras do concurso, o Júri destacou a expressão do sentimento de pertença à pátria, evidenciando as formas de ser, de estar e de pensar dos angolanos. Nelas, revela-se uma maturidade poética e criativa dentro do rigor linguístico exigido, bem como a obediência ao regulamento do prémio. No trabalho audiovisual, o Júri levou em consideração a montagem cinética da mensagem, com uma abordagem criativa de contraste a preto-e-branco e uma coreografia individual que retrata a angústia e a esperança do homem angolano contemporâneo.

O vencedor do Prémio Ufolo de Ensaio, patrocinado pela Fundação Uanhenga Xitu, recebeu um milhão e quinhentos mil kwanzas. Por sua vez, o vencedor do Prémio Ufolo de Audiovisual recebeu um milhão e duzentos e cinquenta mil kwanzas. Os prémios foram entregues a10 de Novembro de 2020, numa cerimónia singela, num restaurante de Luanda.

Os vencedores, Paulo Malungo (ensaio literário) e Pedro Kilai (audiovisual)

Pedro Kilai e Domingas Monte, presidente do Júri.Pedro Kilai e Domingas Monte, a presidente do Júri do concurso

 

 

Últimos artigos

Share This