O Instituto de Ciências Penitenciárias (ICP) realiza, no próximo dia 1 de Julho, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, o «Seminário sobre Direito Processual Penal». O ICP é um órgão da Direcção-Geral do Serviço Penitenciário, afecto ao Ministério do Interior.
Dedicado ao tema «Medidas alternativas à prisão e reabilitação», o seminário, que conta com o apoio do Centro de Estudos Ufolo, explorará alternativas legais à pena de prisão tradicional para infractores de crimes não violentos, as quais possam promover a justiça, a reeducação e a reintegração social.
Angola enfrenta desafios significativos no seu sistema penal. A sobrelotação nas prisões, a falta de recursos e as condições precárias afectam tanto os reclusos quanto a eficácia do sistema.
O seminário discutirá as diferentes opções disponíveis, como, por exemplo, a liberdade condicional, o trabalho comunitário e os programas de reabilitação.
Será ainda abordado o papel da sociedade civil na implementação e consolidação dessas medidas alternativas, cujo impacto na reincidência e reintegração dos condenados será igualmente avaliado.
Ao adoptar medidas alternativas, Angola pode não apenas aliviar a pressão sobre o sistema prisional, mas também oferecer oportunidades de reeducação e transformação para aqueles que cometeram delitos.
Este seminário visa promover o diálogo alargado na sociedade, face à necessidade de mudar as mentalidades em relação à punição e à reabilitação. A sociedade deve entender os benefícios das abordagens alternativas em análise, por comparação com as penas de prisão tradicionais.